segunda-feira, 13 de junho de 2011

plano de aula

PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE UMA ATIVIDADE COM USO DA INTERNET

OBJETIVO GERAL
Acrescentar ao cotidiano escolar do aluno a rede de Internet como fonte de aprendizagem, um veículo que pode ser usado durante toda sua vida no enriquecimento de seu conhecimento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Estimular a leitura de textos, especificamente legislativo postados na rede de internet;
Ampliar seu conhecimento sobre o gênero textual, através de fonte na internet;
Compreender os principais elementos do texto legislativo com base em postagem na internet Observar no Wikcionário significados de palavras contidas no texto em estudo.

JUSTIFICATIVA
Estimulação da aprendizagem, reflexão das atitudes, valores humanos, limites no relacionamento social das crianças e adolescentes com os adultos tendo como ferramenta de estudo a rede de internet, mostrando que é possível utilizar este recurso tecnológico, como forma de aprendizagem.

PÚBLICO ALVO
Alunos do 5º ano do 2º ciclo.
RECURSOS
Computador;
Programa de Apresentação;
Rede de Internet;
Recurso humano.
UNIDADE TEMÁTICA:
Os direitos da criança e do adolescente - ECA-

PRÁTICA SOCIAL INICIAL
Anuncio do conteúdo: O professor deve apresentar o tema em estudo através de conversa, com a turma; Refletindo mais especificamente sobre os direitos e deveres das crianças e adolescentes.
Levantamento do conhecimento do aluno sobre o conteúdo, através de debate e registros escrito coletivo pela professora das questões da problematização.


PROBLEMATIZAÇÃO

Crianças e adolescentes tem que estar ciente dos direitos e deveres?
Há um documento de registros destes direitos e deveres?
O que é estatuto da criança e adolescente?
Há quanto tempo existe este estatuto?
É possível mudar o ECA?(Estatuto da Criança e Adolescente)

INSTRUMENTALIZAÇÃO
Apresentação do tema;
Problematização;
Pesquisa na Internet _Google_ Sobre o que são direitos e deveres das crianças adolescentes;
Em duplas conversar sobre a leitura realizada e apresentar o que consideraram mais relevante dos textos; sugestão professora:http://pt.wikipedia.org/wiki/Estatuto_da_Crian%C3%A7a_e_do_Adolescente
No editor de apresentação os alunos lêem o texto, observando as palavras com Hiperlink, ao comando do professor, clica e acessará uma página na internet, que auxiliará na compreensão do texto em estudo.
Em dupla entrar no site: http://www.escolagames.com.br/jogos/direitoCrianca/ ;

AVALIAÇÃO
Através de observação no momento da atividade.
Relato oral dos alunos sobre a tarefa desenvolvida.
Registro da pontuação final do jogo de cada grupo pelos alunos e caso considere muito baixa sua pontuação terá o direito de refazer o jogo.

BIBLIOGRAFIA E WEBLIOGRAFIA
http://www.escolagames.com.br/jogos/direitoCrianca/ ;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estatuto_da_Crian%C3%A7a_e_do_Adolescente

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